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Fatos Relevantes na Linha do Tempo do SINAPRO/Goiás

Nossa história

Em 1957, com as primeiras agências de propaganda funcionando em Goiânia, estava madura a idéia da criação da Associação Goiana de Propaganda (AGP), a primeira entidade do setor. Fundada pelo jornalista, Isorico Barbosa de Godoy, a AGP participaria, naquele mesmo ano, do I Congresso Brasileiro de Propaganda, no Rio de Janeiro. Eram seus vice-presidentes Walter Menezes e Zander Campos da Silva. Depois foi presidida pelo próprio Walter (1961 a 1963), Berenice Lacerda (1963-1967) e Zander Campos (de 1967 à sua desativação).

Em 25 de julho de 1978, um grupo de 28 publicitários fundou a AGAP-Associação Profissional das Empresas de Publicidade do Estado de Goiás, cujo primeiro presidente foi Ailso Braz Corrêa. Em 17 de novembro de 1978, uma Assembléia Geral Extraordinária da AGAP apreciou e discutiu a minuta dos Estatutos que dariam origem ao sindicato patronal das agências. Mas, no dia 12 de março de 1979, o presidente e o vice-presidente, respectivamente, Ailso Braz Corrêa e Carlitos Verano renunciaram a seus cargos. Foram substituídos, por sugestão dada por Eddie Esteves Pereira, em Assembléia, por Zander Campos da Silva (presidente) e Arthur Rezende (vice-presidente).

Em 11 de junho de 1979, foi aprovada a transformação da Associação em Sindicato Profissional das Empresas de Publicidade do Estado de Goiás, com aprovação, inclusive, de seu estatuto definitivo. A primeira Carta Sindical, sob a denominação de Sindicato das Agências de Publicidade de Goiânia, foi entregue ao presidente Zander Campos da Silva, em Brasília, pelo Ministro do Trabalho, Murilo Macedo.

O ministro, aliás, veio à Goiânia, em 22 de agosto de 1980, para dar posse à primeira diretoria do Sindicato, em cerimônia realizada na Delegacia Regional do Trabalho, com presenças de convidados ilustres, como o então Governador de Goiás, Ary Valadão.

Em 1982 o sindicato ampliou sua base territorial, passando a denominar-se Sindicato das Agências de Propaganda de Goiânia, Anápolis e Iporá, seguindo-se SINDPROPAGANDA - Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Goiás em data que não foi possível precisar.

Por decisão conjunta da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda e dos sindicatos de agências de todo o País, as diversas siglas que identificavam os sindicatos foram alinhadas a uma única sigla: SINAPRO. Em Goiás a alteração ocorreu em janeiro de 2008, quando a sigla SINDPROPAGANDA foi substituída por SINAPRO / Goiás.

O Sindicato Patronal teve, em seu período inicial, intensa atividade na valorização profissional e técnica do segmento, tendo promovido diversas palestras e cursos com profissionais de São Paulo e Rio de Janeiro, e criado a primeira Tabela Referencial de Custos de Serviços Internos das agências, procedimento que segue até hoje. Goiás teve participação decisiva na criação da maior entidade de propaganda do Brasil, a Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO).

Na ocasião, Zander Campos da Silva presidia o Sindicato das Empresas de Publicidade de Goiânia, a entidade que faltava para que a FENAPRO pudesse sair do papel. Sexto sindicato de um grupo que incluía São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais, a representação goianiense esteve presente em todas as discussões. No dia 13 de dezembro de 1979 elas firmaram o protocolo de fundação da Federação. O processo chegou ao termo em dezembro de 1981, com a assinatura da Carta Sindical pelo ministro do Trabalho, Murilo Macedo, que a entregou à categoria na noite de 25 de março de 1982.

Zander Campos assumiu a vice-presidência da FENAPRO e ficou na presidência do Sindicato em Goiás até meados de 1983.

O mandato de 1983 a 1986 coube a Roberto Lima, que entregou o cargo a Hugo Brockes, que comandou a Entidade por três mandatos: o primeiro de 1986 a 1989; o segundo de 1992 a 1995 e o terceiro, de 1995 a 1998, quando se afastou e passou o cargo para Wilson Rodrigues de Souza, que cumpriu mandato como presidente em exercício no período de 5 de maio a 15 de setembro de 1998. Entre 1989 a 1992 o presidente foi Tarion Mota. Joel Fraga Borges, de 1998 a 2001 e Ailton Marques de Lima, com primeiro mandato entre 2001 e 2004 e reeleito para o período 2004/2007. Em setembro de 2007, Eni Pimenta Faleiros assumiu a presidência,  e renunciou ao cargo, em 18 de agosto de 2008, quando assumiu o Vice-Presidente, Raul Seabra Guimarães Jr. Que completou aquele mandato em Setembro de 2010. Sendo reconduzido nas gestões: 2010/2013; 2013/2016; 2016/2019; 2019/2023 - sendo este último prorrogado em um ano, por força do período da pandemia. Em Maio de 2023, assume o publicitário Zander Campos da Silva Júnior, para o triênio 2023/2026.

Entre 1999 e 2011, o SINAPRO controu com a importante atuação do publicitário Sílvio Bastos Kuster, na função de Diretor Executivo, e fazendo a interlocução administrativa da entidade.

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